-Criou a biblioteca pública estadual, o centro infantil de cultura de ipanema e o sambódromo.
-Relator do anteprojeto aprovado da nova lei de diretrizes e bases da educação nacional(1996), que passou a ser conhecida como lei darcy ribeiro.
-Colaborou com o governador Leonel Brizola na conclusão dos CIEPs(Centro integrado de educação publica) - eram escolas públicas, de período integral, onde as crianças cursavam disciplinas curriculares e recebiam alimentação de qualidade e acompanhamento médico-odontológico, alem de praticarem atividades esportivas.
-No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância e a Escola Normal superior, para a formação de professores de primeiro grau.
-Organizou a fundação DARCY RIBEIRO, instituída com o objetivo de manter sua obra viva e elaborar projetos nas áreas educacional e cultural.
Em seu discurso de posse, deixou registrado:
Confesso que me dá certo tremor d'alma o pensamento inevitável de
que, com uns meses, uns anos mais, algum sucessor meu, também vergando
nossa veste talar, aqui estará, hirto, no cumprimento do mesmo rito para
me recordar. Vendo projetivamente a fila infindável deles, que se
sucederão, me louvando, até o fim do mundo, antecipo aqui meu
agradecimento a todos. Muito obrigado. Estou certo de que alguém, neste resto de século, falará de mim, lendo uma página, página e meia. Os seguintes menos e menos. Só espero que nenhum falte ao sacro dever de enunciar meu nome. Nisto consistirá minha imortalidade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário